terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A TRAGICOMÉDIA DOS BALCÕES DAS ÓTICAS


Autor: Prof. Luiz Amorim

Tenho insistido aqui neste portal, através dos meus artigos, a importância vital em treinar vendedores para o atendimento em óticas. Neste último ano, transitei pelo Brasil proferindo palestras e cursos sobre atendimento, e, nestas andanças, colecionei algumas pérolas proferidas pelos vendedores despreparados de algumas óticas, as quais compartilho agora com meus leitores.

OCULOS NÃO FAZ MILGARES– A Cliente chegou na ótica e perguntou: - Você pode arranjar uma armação que me deixe mais bonita e jovial? O vendedor sem papas na língua, daqueles que falam sem ligar o cérebro disse em seguida: - Minha senhora óculos não faz milagres, por que a senhora não procura o bom cirurgião plástico!

Conselho útil aos vendedores: Óculos podem fazer muito para elevar a autoestima das pessoas e até melhorar alguns aspectos do envelhecimento. Uma boa maquiagem orientada pelo desenho dos olhos e dos óculos atenua rugas e linhas de expressão mais marcantes.

QUEM VENDE ÓCULOS DEVE USAR ÓCULOS? Uma cliente que provava as armações, cheia de dúvidas, estranhou o fato de a vendedora falar tão bem dos óculos ofertados, sem que a mesma fosse usuária dos mesmos. Curiosa com este fato perguntou para a vendedora: - Minha filha você não usa óculos, então por que fala tão bem deles? A vendedora toda confiante fez seu auto-elogio sem pensar nas conseqüências: - Senhora, graças a Deus nunca precisei deste sacrifício!

Conselho útil aos vendedores: Todo vendedor de ótica deveria usar óculos, mesmo àqueles com lentes planas. Os fabricantes deveriam estimular esta prática fornecendo algumas armações de brindo junto com os pedidos. Vendedor é o grande modelo a desfilar as tendências dentro da loja. Conheço muitos casos onde o cliente olhe para o vendedor, elogia seus óculos e pergunta se não tem alguma armação daquela para lhe oferecer.

ELEVANDO A TEMPERATURA DA VENDA - O vendedor não sabia interpretar a receita e foi colocado diretamente no atendimento para aprender com os próprios erros. Uma cliente desejando saber sobre detalhes da receita, perguntou: - O que significa este nº 180º? O vendedor apressadamente lhe informou: - Este número é a temperatura dentro do seu olho.

Conselho útil aos vendedores: Tudo que pode ser ensinado pode ser aprendido, porém àquilo que não se sabe não deve ser divulgado. A responsabilidade é do empresário que não ensina, não inspeciona o aprendizado ou avalia mal seus colaboradores durante o atendimento.

ACREDITE SE QUISER - A vendedora cheia de falsos argumento técnicos vendeu uma lente fotossensível ao cliente, porém, após uma semana, este veio reclamar que a lente não escurecia ao sol. A vendedora o tranqüilizou informando: Não se preocupe senhor, pois esta lente só ativa com 30 dias após a venda.

Conselho útil aos vendedores: Omitir por desinformação é aceitável até certos limites, porém mentir deslavadamente compromete a saúde das pessoas e a credibilidade da ótica.

DEUS ME LIVRE DESTAS ÓTICAS - O empresário precisava inaugurar a ótica, porém não se preocupara com os vendedores para o atendimento. Indagado por um colega sobre como pretendia resolver a questão falou: - Eu não to nem aí para este problema, já falei com algumas empacotadoras e promotoras de um mercadinho vizinho meu, e elas toparam sair a qualquer momento. Só depende de mim!

Conselho útil aos vendedores: Não basta achar pessoas para o atendimento em ótica, o treinamento específico é fundamental e necessário. Quem começa um negócio desta forma, vai experimentar em breve a falência.
Quero agradecer aos amigos diletos Artemir Bezerra, Alex e Luiz Perez por esta colaboração, afinal eles tem muito mais tempo de campo que eu e puderam ajudar com este artigo.
Aos amigos leitores que apreciam estas tragicomédias, peço enviar suas colaborações, pois pretendo citá-las em meu próximo livro. Talvez elas nos divirtam e ensinem, apesar de terem causado algum mal aos clientes.

Um comentário:

  1. Adorei o artigo! Trabalho em um laboratório ótico há 13 anos e faço o atendimento de informação técnica aos clientes também ouço coisas muito absurdas assim não dá nem para acreditar as vezes até mesmo do dono da ótica!

    ResponderExcluir