terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ACREDITAR NO SONHO DE PRODUZIR CONHECIMENTO





Autor: Prof. Luiz Amorim


Quando iniciei o projeto do meu 5º livro O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS, orei muito para que o Deus generoso de todos nós, fizesse deste projeto um veículo de transformação e melhoria das condições de trabalho aos milhares de empresários e vendedores do setor ótico brasileiro.

Após a conclusão do livro lancei-o na Fenóptica 2011 (Fortaleza), apresentando-me como um ilustre desconhecido, embora carregado de esperanças em lograr êxito naquele pleito. Agora, exatamente um ano após ao lançamento, retorno como convidado a este mesmo evento para proferir palestra sobre o tema do meu livro.

Muito tenho feito pelo Brasil para divulgação deste livro, e sentido a avidez do meu público alvo em acolher aprendendo os conceitos pregados no mesmo. Estou grato aos empresários e colaboradores do setor óptico, também muito feliz por ter-me dedicado tanto a esta nobre tarefa. Meu sucesso não me pertence e sim a todos àqueles que direta ou indiretamente acolheram minha iniciativa.

Da mesma forma, acredito nos empresários do setor que, obstinadamente enfrentam as dificuldades econômicas para se lançarem na empreitada de instalar suas óticas, mesmo contando com as inúmeras dificuldades que se apresentam. O rigor da vigilância sanitária, a economia vivendo momentos cíclicos, incapacitação funcional e ausência de mão de obra especializada, estes são, no conjunto, um desestímulo maior que uma motivação ao empreendedorismo.

Desejo parabenizar estes bravos empresários que acreditam nos seus sonhos e lutam bravamente para sobreviver aos impedimentos naturais do sistema vigente. Desejo que eles persigam seus objetivos, não se deixem levar pelos semeadores das discórdias, e, contribuam para construção de uma economia forte com empregabilidade.

Mais que 60% das empresas abertas no Brasil, e este índice vale também para o setor óptico, fecham no primeiro ano de existência. As causas das falências e fechamentos são diversas, entretanto a falta de vocação e crença no sucesso, certamente contribui para este quadro danoso e lamentável de nossa economia. Não basta um sonho na cabeça e algum dinheiro disponível para iniciar o negócio. O empresário do setor óptico precisa desenvolver o sonho possível e buscar as orientações certas para criar e desenvolver seu negócio.

Alguns inimigos do sucesso podem ser apontados com clareza: ambição em ganhar muito dinheiro, desrespeito para com os colaboradores e clientes, desobediência aos instrumentos jurídicos e sociais, enfim a incapacidade de entender que o negócio ótica é um bem privado de natureza pública. Quem manda no negócio é o cliente com sua preferência e fidelidade.

Julgar-se capaz de romper o sistema e vencer as dificuldades com métodos empíricos é infantilidade ou incompetência declarada. Fazer o que se sabe ou àquilo que se aprendeu com muita dedicação é o caminho para prosperidade e o sucesso. Quem espera ganhar dinheiro rápido com empresa no ramo óptico, invariavelmente sucumbe diante das complexidades no empreendedorismo.

Acreditem no sonho possível e qualifiquem-se para a competição rigorosa que nosso mercado oferece. Estude seu mercado, converse com pessoas qualificadas ou consulte os órgãos competentes para inteirar-se sobre seu novo negócio. Não entre na competição sem conhecer as regras do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário