segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

QUAL O PERFIL IDEAL DE UM VENDEDOR PARA SUA ÓTICA?



Naturalmente que não sei e desafio quem saiba, contudo me aventuro a discorrer sobre o assunto por achar intrigante a forma como os empresários estão recrutando seus colaboradores.

Muitos dos que hoje trabalham em ótica, ou são velhos conhecidos viciados ou jovens promessas não qualificadas para a tarefa. Esta é a regra do jogo, afinal não existem escolas formadoras em número suficiente, para atender à demanda de um mercado em franco crescimento. Estima-se que o setor óptico crescerá 15% em 2013, porém fica a dúvida: será que a mão-de-obra existente sustentará este crescimento?

O empresário de ótica deveria ter experiência de garimpeiro ou mesmo de professor para preparar sua própria mão-de-obra, pois depender de treinamento externo ou habilidades inatas dos vendedores é uma temeridade.

Em minhas pesquisas e observações de campo, sempre atento ao comportamento dos vendedores quando estão atendendo, e confesso ficar atordoado com a sequência interminável de absurdos, desatenções e agressões aos preceitos elementares das técnicas de vendas. Neste mar de inconsistências muitas vendas se perdem, deixando o empresário à mercê do baixo faturamento.

Nesta última semana, em visita a uma ótica treinada em meus programas, testemunhei um exemplo de vendedor que me surpreendeu pela forma profissional e sequenciada como atendeu a cliente. Era uma vendedora afro-descendente, pouco dotada de apresentação pessoal, porém simpática e envolvente que conduzia àquela venda com maestria e segurança.

Observei seus movimentos e observei que todos eram coordenados e dirigidos para a efetivação da venda. Em momento algum, aquela vendedora permitiu a cliente pensar em desistir, apesar das preocupações demonstradas.

A vendedora iniciou o atendimento com um sorriso franco e um interesse real na sua cliente. Fez a pesquisa inicial para identificar as reais necessidades, e em seguida, antes de sair para pegar as armações, pediu à colega que servisse água e café à cliente, que ficaria sozinha naquele espaço de tempo. Sabe-se que uma mente isolada no ambiente de compras é um convite para desistência, pois todo tipo de pensamentos contrários às vendas acontecem.

A vendedora retornou e tomando a venda, continuou seu ataque de argumentos, porém sua cliente resistia aos argumentos, alegando que as armações apresentadas não haviam agradado muito. A vendedora atenta se levantou, perguntou para a cliente se poderia acompanhá-la, e esta, sem perceber, logo foi tomada pelas mãos e seguiu a vendedora em direção à vitrine. Lá chegando a vendedora retomou sua argumentação, informando que muito havia ali, que atenderia às exigências por maiores que fossem.

Depois desta ação, a cliente se viu envolvida e não conseguindo fugir ao cerco daquela vendedora experiente, cedeu aos argumentos entregando-lhe o cartão para realizar a compra.
Como é que se descobre uma vendedora desta? Será que é possível somente com treinamento e atributos inatos de uma pessoa, fazê-la uma vendedora de ótica? 

Claro que não bastam treinamento e atributos inatos. É preciso uma somatória de fatores diversos para forjar um verdadeiro profissional de vendas em ótica. A educação familiar, o desempenho nos estudos, a formação religiosa e a estabilidade emocional, são os principais fatores externos que concorrem para formar uma boa vendedora. Internamente o respeito dos empregadores, a remuneração justa e um ambiente de trabalho ético e saudável completam este círculo virtuoso.

Quem sabe disto avalia melhor e contrata os melhores do mercado. 

Boa sorte e boas Vendas!

20 comentários:

  1. ola nao queria dizer meu nome mas pode me chamar de flor trabalho em uma otica e nao tem preparo algun me sinto perdida gostaria sim ser uma excelente profissional na area pois adoro le dar com pessoas principalmente ouvilas gostaria sim de ser nao ter mais estrategias se tiverem dicas para me mandar.Estarei aguardando

    ResponderExcluir
  2. A so para lembrar a otica em questao nao da qualquer tipo de treinamento ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  3. e verdade as óticas que conheço não dão nenhuma assistência ao vendedor, a não ser umas apostilas e nenhuma explicação ,teria que ter um melhor preparo, para terem melhores resultados de vendas.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Dhebora, trabalho na Ótica Diniz de Brasília. Estou apaixonada pela área porém exige muito conhecimento. E a Ótica me da treinamento não só pra mim como para toda parte dos funcionários. Excelente !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tenho uma entrevista na Ótica Diniz, sou da Paraíba estou muito anciosa, vc poderia me dar alguma dica para me sair bem na entrevista? Tem algum diferencial de outras entrevistas?

      Excluir
  5. Meu nome é Taís, trabalho em ótica já a 1 mês, por enquanto, não sou vendedora mais estou amando esse ramo de ótica, e tenho tido total treinamento para ser uma profissional nesse ramo.

    ResponderExcluir
  6. sou gerente nas oticas diniz e passei pelas vendasno balcão, sempre temos treinamentos para melhor atender aos clientes,amo esse ramo,é bom saber que vc pode atender o cliente em suas necessidades.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Estou iniciando o treinamento na Ótica Diniz, ansiosa para absorver tudo. Eles preparam vc para antes de entrar em contato com o cliente.

    ResponderExcluir
  8. Fui chamado para começar amanhã já trabalhei de vendedor mais não nessa área espero me sair bem e vou dar tudo de mim e que seja a vontade de Deus ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo o emprego? Como foi o primeiro dia? Estou ansiosa pois tenho uma entrevista amanhã pela primeira vez.

      Excluir
  9. Quero trabalhar na otica de manaus ..
    Algum gerente aiii

    ResponderExcluir
  10. trabalho em uma ótica na minha cidade e amo meu trabalho de coração, mais sempre que começo a subir nas minhas venda tanto como vendas como conhecimento, sou trocada de loja amo meus cliente e gosto de saber que tenho clientes que só vem na ótica que estou pelo meu atendimento. estou triste em saber que vou trocar de ótica, e a mesma ótica o mesmo proprietário mais aqui tenho mais aprendizado a correria na ótica que estou e muito boa todo dia e uma novidade e uma coisa nova que aprendo, estou arrasada por trocando de loja . muito triste.

    ResponderExcluir
  11. Ahh, nervosismo é Grande! Eu e minha amiga #Larry ,vamos começar amanhã 😟😰
    Sei que vamos aprender lá. Mais é bom chegar chegando kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma entrevista amanhã , me ajudem. Como devo me portar?

    ResponderExcluir
  13. alguem ai que possa ne ajudar ,quero muito trabalha na otica diniz como faço sou de sao luis maranhao me chamo izabel

    ResponderExcluir
  14. Olá mim chamo keite trabalho em uma ótica e amo meu trabalho mas quero mim aperfeiçoa mas na área

    ResponderExcluir
  15. gente o que é preciso para trabalhar em uma otica? é preciso algum curso oi nao ?

    ResponderExcluir
  16. estou querendo muito trabalhar como vendedora de ótica mas não sei o que é preciso, se alguem puder me responder agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  17. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir