segunda-feira, 25 de março de 2013

OS ÓCULOS DO PAPA FRANCISCO


O novo papa Francisco tem um histórico de simplicidade, e, fez voto de pobreza ao adotar o estilo simplório e despojado de vida dos franciscanos. Parece-nos haver um movimento de transformação dentro da igreja católica, pois, pela primeira vez na historia se elegeu um Papa Latino Americano.

Nós latinos, somos por definição um povo em desenvolvimento e muito carente de progressos em todas as esferas da vida. Muito provavelmente a decadência econômica da Europa e o crescimento da economia dos países latinos tenham influenciado, também, para esta escolha.

Somos agradecidos aos cardeais que elegeram o Papa Francisco, porém fico preocupado como este pontífice enxergará os problemas graves que a igreja católica enfrenta se os seus óculos não estiverem perfeitamente ajustados. Notei, nas diversas aparições publicas que fez, que as hastes dos seus óculos não se moldam ao pavilhão auricular, o que certamente prejudica ao ângulo pantoscópico ou a distância vértice.

É de surpreender a todos, como uma figura tão importante no cenário religioso, tão bem assistido por uma cúria extremamente criteriosa, possa se apresentar em público com àqueles óculos velhos e mal ajustados. Tudo bem que sua postura Franciscana não permite peças de grife, ou mesmo lentes de alta tecnologia, porém, quando eleito, a liturgia do cargo deveria exigir uma apresentação pública dentro de conceitos contemporâneos preconizados pela óptica.

Quando terá sido sua última visita ao especialista? Quanto tempo de vida terá àquela armação que usa? Em que estado se encontra a lente utilizada? Estas e outras perguntas eu me fiz sobre o assunto, contudo não encontrei uma resposta plausível.

Um personagem com a importância do sumo pontífice não deveria apresentar-se daquela forma, afinal, dele se espera atitudes inspiradoras e imagem irretocável, pois pelos direitos canônicos, o “Papa é infalível”. Desculpem os católicos fervorosos, mas, neste caso, o pontífice infalível foi induzido ao erro. Ao menos para nós do setor óptico, fica a impressão que a falha ocorreu por inobservância da assessoria do emérito religioso.

Pelo que observei, não foi apenas o Papa que apresentou óculos fora de medidas, mas sim, todos os cardeais que vi aparecer durante o conclave.

Tenho remetido alguns livros de minha autoria para a Itália e, desejava vender meus serviços de treinamento e consultoria por àquelas paragens, porém fui desaconselhado por um amigo especialista em moda e visual merchandising. Disse-me ele que, achava melhor eu ficar pelo Brasil, pois o setor óptico da Itália é uma bagunça.

Ora, o Papa é Argentino e, neste caso, mesmo na Itália após eleito, nada foi feito para lhe dar um ar mais soberano. Não me surpreende a ausência de desvelo pelos óculos mal ajustados do Papa? Certamente o problema é mundial, pois já obtive informações sobre usos e costumes em vários países desenvolvidos, onde os óculos são tratados como um mal necessário e nunca como um acessório importante da moda.

Não sou paladino da moralidade nem pretendo corrigir o mundo com as minhas observações inconvenientes, porém, certos fatos não me fogem ao crivo, amante que sou dos óculos e um estudioso incansável a serviço do setor óptico brasileiro.

Vamos torcer para que nosso querido Papa Francisco, procure imediatamente um especialista e renove sua receita para adquirir novos óculos. Caso isto não aconteça até julho quando estará no Brasil, talvez esta, seja esta uma excelente oportunidade para nós brasileiros procurá-lo para oferecer nossos préstimos. Quem sabe, com novos óculos ele consiga enxergar os graves problemas enfrentados pela igreja que o Bento XVI lhe deixou como herança.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.

Um comentário:

  1. O mais importante do que o óculos de grau que ele está usando, é que o Papa Francisco enxergam com as lentes de Deus, com os óculos de Deus e isso ninguém os tira, isso são poucas pessoas que chegam a essa experiência...

    ResponderExcluir