domingo, 24 de fevereiro de 2013

PARCERIA DE SUCESSO: ABIÓPTICA




O MAIOR EVENTO DO SETOR ÓPTICO DA AMÉRICA LATINA FIRMOU ACORDO DE PARCERIA COM O ESCRITOR E PALESTRANTE PROFº LUIZ AMORIM.  

NA OPORTUNIDADE FOI ACERTADO O LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO (O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS), COMO TAMBÉM UM CICLO DE PALESTRAS E SEMINÁRIOS.  





MESTRES E ALUNOS NÃO ESTÃO FALANDO A MESMA LÍNGUA



Existe um descompasso na relação dos promotores de lentes com as óticas que causa danos irreparáveis ao setor. Empresários, gerentes e supervisores, ainda não se deram conta desta inconsistência que interfere diretamente no resultado das vendas.

Há pouco tempo, estava eu em uma loja prestando consultoria quando, sem ser anunciado ou mesmo agendado, entrou porta à dentro o consultor de um fabricante de lentes. Estávamos em treinamento com os vendedores no salão, mas, o nosso inesperado visitante não levou em consideração esta sutileza. Ficamos todos calados para ver se ele se tocava, mas não funcionou. O dito consultor foi abrindo sua sacola e colocando seu material de merchandising na loja, segundo seus próprios critérios e vontade. Em seguida, tomou a palavra e falou, mal e porcamente sobre os produtos da sua empresa.

Certamente esta não é a conduta ensinada por empresas sérias, contudo elas deveriam ficar atentas para certos colaboradores apressados e deseducados. Parece-nos que eles precisam cumprir roteiro diário, e, nesta pressa, vão atropelando os direitos alheios sem qualquer cerimônia.

Após a saída deste inusitado cavalheiro, determinei que todo material instalado por ele fosse retirado imediatamente. Agora este andarilho das lentes está longe e não sabe que seu trabalho foi completamente perdido por falta de métodos, educação e visão de oportunidades.

Quando chego às lojas para consultoria, uma das minhas preocupações é observar o material de merchandising exposto. Em seguida, coleto um exemplar de cada um destes despertadores de interesse (folders, broadside, e panfletos) para sabatinar os vendedores sobre o conhecimento de cada produto apresentado. O resultado é sempre sofrível, afinal os vendedores pouco utilizam este material para aprendizado ou ilustração dos argumentos na hora da apresentação de venda.

É sabido que muitas lojas se beneficiam dos treinamentos sobre lentes quando os instrutores são habilitados para ensinar. Conhecer apenas os produtos não significa que alguém pode dar aulas sobre os mesmos. Recursos didáticos como a andragogia, psicologia do aprendizado e métodos de cognição, são essenciais para quem pretende transmitir conhecimento. O método de quem ensina precisa se ajustar aos desníveis intelectuais daqueles que aprendem. Qualquer descompasso nesta sintonia coloca por terra o esforço das empresas que desejam instruir os colaboradores das óticas.

Desejo deixar claro que admiro o trabalho competente de muitos profissionais das empresas líderes de mercado, pois sei que realizam suas tarefas diárias com um desvelo incomparável. Minha indignação tem como origem a irresponsabilidade das empresas que, sem nenhum critério didático, instalam alguns instrutores no mercado, e estes, muito mal fazem ao invés de contribuir para o bem das vendas nas óticas.

Já passei por mais de uma centena de lojas no Brasil em pesquisas e consultorias, contudo, durante a apresentação das lentes aos clientes, pouco testemunhei o uso de material deixado pelos promotores das fábricas de lentes. Os folhetos ficam nos displays do balcão do caixa, em algum lugar fora do alcance dos vendedores, mas nunca onde deveriam para ilustrar os argumentos de vendas.

Os vendedores se baseiam na intuição e na tarimba, ditando as regras para o paciente leigo que se encontra na sua frente. A tabela de preços é a única arma que eles têm para validar seus atos, porém os grandes despertadores de interesse deixados pelas empresas fabricantes de lentes são negligenciados de forma irresponsável.
De quem será a culpa deste descompasso? Mestres mal preparados ou alunos mal avaliados?

Reflitam sobre este assunto e tentem corrigir as distorções antes que elas causem mais prejuízos.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

QUAL O PERFIL IDEAL DE UM VENDEDOR PARA SUA ÓTICA?



Naturalmente que não sei e desafio quem saiba, contudo me aventuro a discorrer sobre o assunto por achar intrigante a forma como os empresários estão recrutando seus colaboradores.

Muitos dos que hoje trabalham em ótica, ou são velhos conhecidos viciados ou jovens promessas não qualificadas para a tarefa. Esta é a regra do jogo, afinal não existem escolas formadoras em número suficiente, para atender à demanda de um mercado em franco crescimento. Estima-se que o setor óptico crescerá 15% em 2013, porém fica a dúvida: será que a mão-de-obra existente sustentará este crescimento?

O empresário de ótica deveria ter experiência de garimpeiro ou mesmo de professor para preparar sua própria mão-de-obra, pois depender de treinamento externo ou habilidades inatas dos vendedores é uma temeridade.

Em minhas pesquisas e observações de campo, sempre atento ao comportamento dos vendedores quando estão atendendo, e confesso ficar atordoado com a sequência interminável de absurdos, desatenções e agressões aos preceitos elementares das técnicas de vendas. Neste mar de inconsistências muitas vendas se perdem, deixando o empresário à mercê do baixo faturamento.

Nesta última semana, em visita a uma ótica treinada em meus programas, testemunhei um exemplo de vendedor que me surpreendeu pela forma profissional e sequenciada como atendeu a cliente. Era uma vendedora afro-descendente, pouco dotada de apresentação pessoal, porém simpática e envolvente que conduzia àquela venda com maestria e segurança.

Observei seus movimentos e observei que todos eram coordenados e dirigidos para a efetivação da venda. Em momento algum, aquela vendedora permitiu a cliente pensar em desistir, apesar das preocupações demonstradas.

A vendedora iniciou o atendimento com um sorriso franco e um interesse real na sua cliente. Fez a pesquisa inicial para identificar as reais necessidades, e em seguida, antes de sair para pegar as armações, pediu à colega que servisse água e café à cliente, que ficaria sozinha naquele espaço de tempo. Sabe-se que uma mente isolada no ambiente de compras é um convite para desistência, pois todo tipo de pensamentos contrários às vendas acontecem.

A vendedora retornou e tomando a venda, continuou seu ataque de argumentos, porém sua cliente resistia aos argumentos, alegando que as armações apresentadas não haviam agradado muito. A vendedora atenta se levantou, perguntou para a cliente se poderia acompanhá-la, e esta, sem perceber, logo foi tomada pelas mãos e seguiu a vendedora em direção à vitrine. Lá chegando a vendedora retomou sua argumentação, informando que muito havia ali, que atenderia às exigências por maiores que fossem.

Depois desta ação, a cliente se viu envolvida e não conseguindo fugir ao cerco daquela vendedora experiente, cedeu aos argumentos entregando-lhe o cartão para realizar a compra.
Como é que se descobre uma vendedora desta? Será que é possível somente com treinamento e atributos inatos de uma pessoa, fazê-la uma vendedora de ótica? 

Claro que não bastam treinamento e atributos inatos. É preciso uma somatória de fatores diversos para forjar um verdadeiro profissional de vendas em ótica. A educação familiar, o desempenho nos estudos, a formação religiosa e a estabilidade emocional, são os principais fatores externos que concorrem para formar uma boa vendedora. Internamente o respeito dos empregadores, a remuneração justa e um ambiente de trabalho ético e saudável completam este círculo virtuoso.

Quem sabe disto avalia melhor e contrata os melhores do mercado. 

Boa sorte e boas Vendas!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SEMINÁRIOS 2013


SÃO PAULO TERÁ MAIS UM ANO DE SUCESSO EM VENDAS COM OS SEMINÁRIOS DO SINDIÓPTICA MINISTRADOS PELO PROFESSOR LUIZ AMORIM, AUTOR DO LIVRO "O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS".

OS RESULTADOS DE 2012 COM 98% DE APROVAÇÃO E MAIS DE 3.000 ESPECTADORES, DEFINIRAM O RETORNO DESTE PRESTIGIADO EVENTO.

APROVEITE PARA CONHECER OS MÉTODOS DE ATENDIMENTO DA ÓTICA KAOLHO E DA ÓTICA OLHO VIVO!

MARQUE EM SUA AGENDA!


SENAC
DATA
SANTO AMARO
21/03  quinta-feira
SANTOS
16/05  quinta-feira
CAMPINAS
20/06  quinta-feira
SANTANA
16/07  terça-feira
TATUAPÉ
16/10  quarta-feira

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