sábado, 30 de março de 2013

SEMINÁRIO EM ÓPTICA 2013 PARCERIA COM SINDIÓPTICA - SÓ TEMOS A COMEMORAR!


O primeiro Seminário em Óptica de 2013, em parceria com a Sindióptica foi um sucesso!

Só temos que comemorar e aguardar os próximos!

Confiram a avaliação do evento!



DADOS DO EVENTO

Data: 21 de Março de 2013

Horário: 19h00 às 22h00

Endereço: Rua Dr. Antonio Bento, 393

Gerente SENAC – SANTO AMARO: Sra. Ana Cristina Celentano


INFORMAÇÕES PALESTRANTE

Palestrante: Prof. Luiz Amorim, é engenheiro, escritor (cinco títulos publicados), conferencista e instrutor
de vendas. Iniciou sua carreira de vendedor aos 12 anos, e hoje aos 60 é um dos maiores especialista do
Brasil em atendimento. Foi empresário no segmento da saúde, executivo na multinacional

Colgate/Kolynos, tendo ministrado cursos e palestras pelo Brasil para várias empresas. Atualmente é o
único estudioso do país dedicado a causa dos vendedores de ópticas. Seu objetivo é treinar pessoas para
otimizar o atendimento e ganhar mais dinheiro com vendas de óculos.



PALESTRA: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS (Aprenda as melhores técnicas , para vender óculos com um especialista em atendimento)


INSCRIÇÕES: 118 profissionais de Óptica

Sugestões e comentários dos participantes:

" Palestrante excelente, claro e objetivo nas informações. Apreendi muito, revi meus erros e
consegui ter a oportunidade através desta palestra, fechar brechas feita em atendimento."
Janaina da Silva Souza - Ótica Gil Lancaster

"O tempo da palestra foi curto gostaria que começasse no horário correto ficamos com
gostinho de quero mais. Gostaríamos que tivesse mais palestras, treinamentos e cursos aqui
na zona sul." Kátia Fernandes Gomes - Ótica M.V.S

"Só tenho elogios a fazer, a dinâmica aplicada na palestra foi simplesmente maravilhosa,
descontraída. A única queixa é o tempo, que infelizmente foi pouco, no mais foi tudo ótimo."
Maiara Vasconcelos Santos - Óptica Nacional

"Referente ao evento, as expectativas foram lançadas. Porém a organização do tempo é
fundamental para o sucesso, levando em consideração que o tempo é curto e não começando
no horário certo atinge o andamento e finalização do evento." Marcos Penitente – Foto Paulo

Muitos fizeram comentários do tempo da palestra ser curto demais, é também da necessidade
de novas unidades do Senac atender área de Óptica.

Diversos parabenizaram o Prof. Luiz Amorim - com comentários de fantástico.

Aguardem os próximos eventos! Clique aqui para saber quando serão os próximos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

1ª PALESTRA DE 2013 NO SENAC EM PARCERIA COM A SINDIOPTICA



REPETINDO O SUCESSO DE 2012, FOI REALIZADA A 1ª PALESTRA DE 2013 NO SENAC (SANTO AMARO.SP) EM PARCERIA COM O SINDIÓPTICA. MAIS UMA VEZ OS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO CURTIRAM AS ÓTICAS KAOLHO E OLHO VIVO, APRENDENDO AS TÉCNICAS MAIS EFICIENTES PARA ATENDIMENTO. 

DESTA FEITA, FORAM APRESENTADOS CASES VIVENCIAIS IMPORTANTES, JÁ COLOCADOS EM PRATICA NA ÓTICA VILLAS EM SALVADOR, ONDE O PROFº LUIZ AMORIM DESENVOLVE SUAS PESQUISAS.






NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO


Por que a cegueira do desenvolvimento em óptica só atinge brasileiros? O grupo britânico 3i acaba de comprar as óticas Carol por 108 milhões, e, até o final do ano deve inaugurar mais 200 lojas para se tornar a primeira rede brasileira em faturamento. A meta é chegar em 1bilhão em médio prazo.

Quem acompanha os movimentos da economia global sabe que a Europa caminha para um colapso econômico, e, que os Estados Unidos se recuperam gradualmente do escândalo imobiliário de 2008, causador de grandes aflições no mundo inteiro.

Vamos tratar agora do que nos interessa? As empresas multinacionais invadem nossa economia, compram o que nós temos de melhor, mas, certamente não deixarão qualquer legado quando resolverem bater em retirada levando este capital especulativo. Basta que nossa economia apresente sinais de recrudescimento para que os investidores escapem pela porta dos fundos.

Desde a descoberta do Brasil tem sido assim. O ouro, o pau Brasil, o açúcar, o café, todas as nossas riquezas foram alvo da ambição desenfreada que quase nos levou a falência. Ficaram aqui os escravos, os índios e uma população de brancos e mestiços ignorantes para infestar nossa terra brasilis de ineficiência e ignorância.

Que venham os investidores! Seja bem vindo o capital especulativo! Não pensem que ainda somos o cachorro morto que ninguém desejava chutar. Somos um pais atento aos oportunistas e temos mais discernimento que os nossos antepassados

Desejamos sim, que o capital financeiro se alastre por nossas terras, porém, não para nos explorar como antes. Desejamos que parte deste capital contemplasse a qualificação e o desenvolvimento intelectual dos muitos que servem ao setor óptico brasileiro. Temos carência do saber óptico, mas não desconhecemos nossos direitos.

A população brasileira está envelhecendo, a classe média está mais abonada e o consumidor brasileiro já está entendendo que óculos não é apenas um objeto de uso e sim um acessório de moda. Este conjunto de constatações já foi percebido lá fora, porém a maioria dos brasileiros empresários do setor ainda não se deu conta.

Alertai empresários de óticas. É chegada à hora de investir no seu negócio. Ou vocês se preparam para competir e mesmo serem comprados por altas somas, ou então estarão sendo empurrados para a mediocridade da periferia onde por fim perecerão.

Este movimento da economia não me causa surpresa, afinal desde o princípio dos tempos sabemos que enquanto poucos se reservam o direito a grandes banquetes, a grande maioria se alimenta das migalhas por baixo da mesa.

Há de surgir uma entidade forte que congregue e ajunte os pequenos e médios empresários, para lhes dar garantias de sobre vida. Esta entidade, diferentemente das inúmeras pequeninas que não sobrevivem à vaidade dos seus gestores, deverá ser grande e representativa para cobrir com seu manto os pobres e desavisados do segmento óptico brasileiro.

De minha parte fica o alerta: NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO, portanto esteja atento para crescer e multiplicar, pois somente desta forma terá fôlego para resistir a esta briga de “cachorro grande”.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.

OS ÓCULOS DO PAPA FRANCISCO


O novo papa Francisco tem um histórico de simplicidade, e, fez voto de pobreza ao adotar o estilo simplório e despojado de vida dos franciscanos. Parece-nos haver um movimento de transformação dentro da igreja católica, pois, pela primeira vez na historia se elegeu um Papa Latino Americano.

Nós latinos, somos por definição um povo em desenvolvimento e muito carente de progressos em todas as esferas da vida. Muito provavelmente a decadência econômica da Europa e o crescimento da economia dos países latinos tenham influenciado, também, para esta escolha.

Somos agradecidos aos cardeais que elegeram o Papa Francisco, porém fico preocupado como este pontífice enxergará os problemas graves que a igreja católica enfrenta se os seus óculos não estiverem perfeitamente ajustados. Notei, nas diversas aparições publicas que fez, que as hastes dos seus óculos não se moldam ao pavilhão auricular, o que certamente prejudica ao ângulo pantoscópico ou a distância vértice.

É de surpreender a todos, como uma figura tão importante no cenário religioso, tão bem assistido por uma cúria extremamente criteriosa, possa se apresentar em público com àqueles óculos velhos e mal ajustados. Tudo bem que sua postura Franciscana não permite peças de grife, ou mesmo lentes de alta tecnologia, porém, quando eleito, a liturgia do cargo deveria exigir uma apresentação pública dentro de conceitos contemporâneos preconizados pela óptica.

Quando terá sido sua última visita ao especialista? Quanto tempo de vida terá àquela armação que usa? Em que estado se encontra a lente utilizada? Estas e outras perguntas eu me fiz sobre o assunto, contudo não encontrei uma resposta plausível.

Um personagem com a importância do sumo pontífice não deveria apresentar-se daquela forma, afinal, dele se espera atitudes inspiradoras e imagem irretocável, pois pelos direitos canônicos, o “Papa é infalível”. Desculpem os católicos fervorosos, mas, neste caso, o pontífice infalível foi induzido ao erro. Ao menos para nós do setor óptico, fica a impressão que a falha ocorreu por inobservância da assessoria do emérito religioso.

Pelo que observei, não foi apenas o Papa que apresentou óculos fora de medidas, mas sim, todos os cardeais que vi aparecer durante o conclave.

Tenho remetido alguns livros de minha autoria para a Itália e, desejava vender meus serviços de treinamento e consultoria por àquelas paragens, porém fui desaconselhado por um amigo especialista em moda e visual merchandising. Disse-me ele que, achava melhor eu ficar pelo Brasil, pois o setor óptico da Itália é uma bagunça.

Ora, o Papa é Argentino e, neste caso, mesmo na Itália após eleito, nada foi feito para lhe dar um ar mais soberano. Não me surpreende a ausência de desvelo pelos óculos mal ajustados do Papa? Certamente o problema é mundial, pois já obtive informações sobre usos e costumes em vários países desenvolvidos, onde os óculos são tratados como um mal necessário e nunca como um acessório importante da moda.

Não sou paladino da moralidade nem pretendo corrigir o mundo com as minhas observações inconvenientes, porém, certos fatos não me fogem ao crivo, amante que sou dos óculos e um estudioso incansável a serviço do setor óptico brasileiro.

Vamos torcer para que nosso querido Papa Francisco, procure imediatamente um especialista e renove sua receita para adquirir novos óculos. Caso isto não aconteça até julho quando estará no Brasil, talvez esta, seja esta uma excelente oportunidade para nós brasileiros procurá-lo para oferecer nossos préstimos. Quem sabe, com novos óculos ele consiga enxergar os graves problemas enfrentados pela igreja que o Bento XVI lhe deixou como herança.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.

A GRANDE DESCOBERTA



No início deste mês fui convidado por Darilson Albuquerque, diretor geral do IOPE - Instituto de Optometria de Pernambuco, e também da FASUP - Faculdade de Saúde de Paulista-PE para ministrar um ciclo de palestras em comemoração aos dez anos de criação deste complexo educacional. 

Já ouvira falar do empreendedorismo do agora amigo Darilson, porém somente a partir deste momento, conheço a luta e a trajetória vitoriosa deste competente optometrista. Além de um excelente anfitrião, ele também se destaca como um mestre e gestor muito comprometido.

Muitos dos seus alunos se destacam nas matérias da grade curricular, entretanto, nas palestras proferidas, por depoimentos dos docentes ficou claro para mim, que muitos destes que são ou se tornarão empresários do setor óptico, precisam de maiores orientações sobre o quesito atendimento em ótica.

Fiquei impressionado com o número de pessoas que me procurou para pedir orientações sobre marketing, atendimento e empreendedorismo no segmento. Senti um vivo interesse deles em inaugurar seu próprio negócio após minhas palestras, afinal, o cenário que lhes apresentei é inteiramente favorável aos negócios ópticos no Brasil.

Mostrei a eles, a ótica sob a visão do novo consumidor de óculos, bem como os números apurados pela Abióptica, em estudo recentemente realizado. Com um faturamento apurado de quase 20bilhões em 2012 e uma projeção de 100% de crescimento até 2017, o setor é um dos mais promissores da economia brasileira.

O Brasil sem óculos” precisa de mais empreendedores com formação técnica e a consciência do dever ético no atendimento aos quase “cegos” cidadãos brasileiros dos rincões mais distantes. As famosas “catarinas” assolam o interior do Brasil levando um alento aos portadores de ametropias, contudo esta atividade se configura um mal necessário, já que ela agride, e ao mesmo tempo afaga as desigualdades no acesso à saúde pública.

Bom mesmo seria que as escolas licenciadas pelo MEC formassem técnicos, mas também ensinasse as noções de gestão e empreendedorismo. Sabemos que muitos deles, por imposição das circunstâncias ou por oportunidade do mercado, deixarão os balcões das óticas como técnicos, para se tornarem donos do próprio nariz.

Como disse Abraham Lincoln: - “Há de se respeitar o homem que luta para fugir da ignorância e da escravidão”. A liberdade é o bem mais precioso que um homem pode almejar, pois somente livre, auxiliará na construção de um país mais igual e democrático.

Fiquei muito feliz em proporcionar àqueles alunos uma visão ampla do setor óptico brasileiro, e ver que eles desejam muito mais que aprender o ofício de técnico em óptica ou da optometria. Eles almejam saber muito mais, afinal, estas podem ser suas formações, mas certamente, conhecer outros mundos abre portas para a liberdade de ação.

Agora tenho a convicção que minha missão de ensinar técnicas de atendimento e gestão em ótica está apenas começando e jamais findará, dada a grande carência de ensino específico sobre a matéria no Brasil.

Ensinar aos que precisam saber mais sobre atendimento em ótica é imperioso e urgente, pois o cliente/paciente do mundo contemporâneo exige muito mais que simples óculos.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.