sábado, 29 de novembro de 2014

ONDE ESTÃO OS NOVOS MESTRES DO SETOR ÓPTICO?

Como na música de Cazuza “meus heróis morreram de over dose”, no setor óptico também, estão morrendo as cabeças pensantes. LUIZ PEREZ , ex-diretor do Sindióptica de São Paulo foi um destes heróis. Ele colocou seus vastos conhecimentos ao serviço da causa em nosso sofrido segmento óptico. LUIZ PEREZ foi, sob minha óptica, um dos maiores contatologistas do Brasil. Seu conhecimento e sua didática fácil, nos fazia entender, em pouco tempo, a importância do ensinar o que poucos sabem e não aplicam nos balcões das óticas.
Os verdadeiros e mais competentes mestres do setor óptico, foram formados no passado onde havia o comprometimento com o saber e, o compromisso para orientar clientes no ato da consulta sobre receitas prescritas. A receita era levada à sério nestas oportunidades e, clientes tornavam-se fiéis ao técnico óptico que os atendia.
Hoje, vivemos uma escassez de competências, afinal os poucos grandes mestres existentes não conseguem mais ensinar seus métodos. Eles se aposentaram e não conseguiram deixar o legado aos seus sucessores. Estes mestres viveram a era do altruísmo onde o ensino era um desdobramento natural das rotinas nos balcões das óticas.
Diferentemente dos dias de hoje onde pouco se ensina e muito se cobra, vendedores seguem praticando seus métodos empíricos para se salvarem dos clientes exigentes e informados que buscam vendedores competentes.
Nos tempos atuais, qualquer ensino é cobrado, mesmo que o conteúdo e a didática não contemplem resultados ótimos tão desejados e necessários nos atendimentos. Poucos se dedicam a arte de ensinar por um apelo natural da sua formação técnica, ou mesmo por uma vocação de cidadania.
É lamentável que um vetor forte da nossa economia, evolua sem os predicados necessários que o torne mais rentável e consistente. Vendedores treinados por “grandes mestres” realizam proezas, consolidando desta forma o negócio (ótica).
Convoco e desafio os mestres contemporâneos a vir debater de público esta questão, e, não se esconderem atrás das suas competências desconhecidas. Somente através de atitudes desprovidas das ambições financeiras desenfreadas conseguiremos melhorar o setor óptico brasileiro.
O saber só encontra valor quando extrapola os limites do seu possuidor. O saber represado, evapora como as águas das represas em São Paulo matando as esperanças do saber.  Os que precisam aplacar a sede de conhecimento dependem de chuvas generosas de conhecimentos, brotadas dos céus intelectuais.
Saudades do amigo e companheiro de jornada do saber nos seminários de óptica patrocinados pelo Sindióptica de São Paulo. Espero que o emérito presidente Akira Kido consiga preencher o vazio da função laboral, pois, certamente, não conseguirá preencher o vazio intelectual deixado pelo saudoso diretor LUIZ PEREZ.
Em homenagem póstuma a este inesquecível amigo, estou desenvolvendo o curso MEA – MÉTODO EFICAZ DE ATENDIMENTO - LUIZ PEREZ, para ensinar vendedores a forma mais eficiente de atender e reter cliente. O curso será GRATUITO, e pode ser solicitado por qualquer lojista do Brasil.

Entre em contato para maiores detalhes.
Luiz Amorim – Escritor e Palestrante
Autor do livro – O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS
luiz.amorimescritor@gmail.com