Naturalmente
que não sei e desafio quem saiba, contudo me aventuro a discorrer
sobre o assunto por achar intrigante a forma como os empresários
estão recrutando seus colaboradores.
Muitos
dos que hoje trabalham em ótica, ou são velhos conhecidos viciados
ou jovens promessas não qualificadas para a tarefa. Esta é a regra
do jogo, afinal não existem escolas formadoras em número
suficiente, para atender à demanda de um mercado em franco
crescimento. Estima-se que o setor óptico crescerá 15% em 2013,
porém fica a dúvida: será que a mão-de-obra existente sustentará
este crescimento?
O
empresário de ótica deveria ter experiência de garimpeiro ou mesmo
de professor para preparar sua própria mão-de-obra, pois depender
de treinamento externo ou habilidades inatas dos vendedores é uma
temeridade.
Em minhas
pesquisas e observações de campo, sempre atento ao comportamento
dos vendedores quando estão atendendo, e confesso ficar atordoado
com a sequência interminável de absurdos, desatenções e agressões
aos preceitos elementares das técnicas de vendas. Neste mar de
inconsistências muitas vendas se perdem, deixando o empresário à
mercê do baixo faturamento.
Nesta
última semana, em visita a uma ótica treinada em meus programas,
testemunhei um exemplo de vendedor que me surpreendeu pela forma
profissional e sequenciada como atendeu a cliente. Era uma vendedora
afro-descendente, pouco dotada de apresentação pessoal, porém
simpática e envolvente que conduzia àquela venda com maestria e
segurança.
Observei
seus movimentos e observei que todos eram coordenados e dirigidos
para a efetivação da venda. Em momento algum, aquela vendedora
permitiu a cliente pensar em desistir, apesar das preocupações
demonstradas.
A
vendedora iniciou o atendimento com um sorriso franco e um interesse
real na sua cliente. Fez a pesquisa inicial para identificar as reais
necessidades, e em seguida, antes de sair para pegar as armações,
pediu à colega que servisse água e café à cliente, que ficaria
sozinha naquele espaço de tempo. Sabe-se que uma mente isolada no
ambiente de compras é um convite para desistência, pois todo tipo
de pensamentos contrários às vendas acontecem.
A
vendedora retornou e tomando a venda, continuou seu ataque de
argumentos, porém sua cliente resistia aos argumentos, alegando que
as armações apresentadas não haviam agradado muito. A vendedora
atenta se levantou, perguntou para a cliente se poderia acompanhá-la,
e esta, sem perceber, logo foi tomada pelas mãos e seguiu a
vendedora em direção à vitrine. Lá chegando a vendedora retomou
sua argumentação, informando que muito havia ali, que atenderia às
exigências por maiores que fossem.
Depois
desta ação, a cliente se viu envolvida e não conseguindo fugir ao
cerco daquela vendedora experiente, cedeu aos argumentos
entregando-lhe o cartão para realizar a compra.
Como é
que se descobre uma vendedora desta? Será que é possível somente
com treinamento e atributos inatos de uma pessoa, fazê-la uma
vendedora de ótica?
Claro que
não bastam treinamento e atributos inatos. É preciso uma somatória
de fatores diversos para forjar um verdadeiro profissional de vendas
em ótica. A educação familiar, o desempenho nos estudos, a
formação religiosa e a estabilidade emocional, são os principais
fatores externos que concorrem para formar uma boa vendedora.
Internamente o respeito dos empregadores, a remuneração justa e um
ambiente de trabalho ético e saudável completam este círculo
virtuoso.
Quem sabe
disto avalia melhor e contrata os melhores do mercado.
Boa sorte e
boas Vendas!
ola nao queria dizer meu nome mas pode me chamar de flor trabalho em uma otica e nao tem preparo algun me sinto perdida gostaria sim ser uma excelente profissional na area pois adoro le dar com pessoas principalmente ouvilas gostaria sim de ser nao ter mais estrategias se tiverem dicas para me mandar.Estarei aguardando
ResponderExcluirA so para lembrar a otica em questao nao da qualquer tipo de treinamento ou coisa parecida.
ResponderExcluire verdade as óticas que conheço não dão nenhuma assistência ao vendedor, a não ser umas apostilas e nenhuma explicação ,teria que ter um melhor preparo, para terem melhores resultados de vendas.
ResponderExcluirMeu nome é Dhebora, trabalho na Ótica Diniz de Brasília. Estou apaixonada pela área porém exige muito conhecimento. E a Ótica me da treinamento não só pra mim como para toda parte dos funcionários. Excelente !!
ResponderExcluirOlá eu tenho uma entrevista na Ótica Diniz, sou da Paraíba estou muito anciosa, vc poderia me dar alguma dica para me sair bem na entrevista? Tem algum diferencial de outras entrevistas?
ExcluirMeu nome é Taís, trabalho em ótica já a 1 mês, por enquanto, não sou vendedora mais estou amando esse ramo de ótica, e tenho tido total treinamento para ser uma profissional nesse ramo.
ResponderExcluirsou gerente nas oticas diniz e passei pelas vendasno balcão, sempre temos treinamentos para melhor atender aos clientes,amo esse ramo,é bom saber que vc pode atender o cliente em suas necessidades.
ResponderExcluirBoa tarde. Estou iniciando o treinamento na Ótica Diniz, ansiosa para absorver tudo. Eles preparam vc para antes de entrar em contato com o cliente.
ResponderExcluirFui chamado para começar amanhã já trabalhei de vendedor mais não nessa área espero me sair bem e vou dar tudo de mim e que seja a vontade de Deus ����
ResponderExcluirDeu certo o emprego? Como foi o primeiro dia? Estou ansiosa pois tenho uma entrevista amanhã pela primeira vez.
ExcluirQuero trabalhar na otica de manaus ..
ResponderExcluirAlgum gerente aiii
trabalho em uma ótica na minha cidade e amo meu trabalho de coração, mais sempre que começo a subir nas minhas venda tanto como vendas como conhecimento, sou trocada de loja amo meus cliente e gosto de saber que tenho clientes que só vem na ótica que estou pelo meu atendimento. estou triste em saber que vou trocar de ótica, e a mesma ótica o mesmo proprietário mais aqui tenho mais aprendizado a correria na ótica que estou e muito boa todo dia e uma novidade e uma coisa nova que aprendo, estou arrasada por trocando de loja . muito triste.
ResponderExcluirAhh, nervosismo é Grande! Eu e minha amiga #Larry ,vamos começar amanhã 😟😰
ResponderExcluirSei que vamos aprender lá. Mais é bom chegar chegando kkkkkk
Tenho uma entrevista amanhã , me ajudem. Como devo me portar?
ResponderExcluirme ajudem vou comecar amanha ...
ResponderExcluiralguem ai que possa ne ajudar ,quero muito trabalha na otica diniz como faço sou de sao luis maranhao me chamo izabel
ResponderExcluirOlá mim chamo keite trabalho em uma ótica e amo meu trabalho mas quero mim aperfeiçoa mas na área
ResponderExcluirgente o que é preciso para trabalhar em uma otica? é preciso algum curso oi nao ?
ResponderExcluirestou querendo muito trabalhar como vendedora de ótica mas não sei o que é preciso, se alguem puder me responder agradeço desde já!
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