Como na música de Cazuza “meus
heróis morreram de over dose”, no setor óptico também, estão morrendo as
cabeças pensantes. LUIZ PEREZ , ex-diretor
do Sindióptica de São Paulo foi um destes heróis. Ele colocou seus vastos
conhecimentos ao serviço da causa em nosso sofrido segmento óptico. LUIZ PEREZ foi, sob minha óptica, um dos maiores
contatologistas do Brasil. Seu conhecimento e sua didática fácil, nos fazia
entender, em pouco tempo, a importância do ensinar o que poucos sabem e não
aplicam nos balcões das óticas.
Os verdadeiros e mais competentes mestres do setor óptico,
foram formados no passado onde havia o comprometimento com o saber e, o
compromisso para orientar clientes no ato da consulta sobre receitas
prescritas. A receita era levada à sério nestas oportunidades e, clientes
tornavam-se fiéis ao técnico óptico que os atendia.
Hoje, vivemos uma escassez de competências, afinal os poucos
grandes mestres existentes não conseguem mais ensinar seus métodos. Eles se aposentaram
e não conseguiram deixar o legado aos seus sucessores. Estes mestres viveram a
era do altruísmo onde o ensino era um desdobramento natural das rotinas nos
balcões das óticas.
Diferentemente dos dias de hoje onde pouco se ensina e muito
se cobra, vendedores seguem praticando seus métodos empíricos para se salvarem
dos clientes exigentes e informados que buscam vendedores competentes.
Nos tempos atuais, qualquer ensino é cobrado, mesmo que o
conteúdo e a didática não contemplem resultados ótimos tão desejados e
necessários nos atendimentos. Poucos se dedicam a arte de ensinar por um apelo
natural da sua formação técnica, ou mesmo por uma vocação de cidadania.
É lamentável que um vetor forte da nossa economia, evolua sem
os predicados necessários que o torne mais rentável e consistente. Vendedores
treinados por “grandes mestres”
realizam proezas, consolidando desta forma o negócio (ótica).
Convoco e
desafio os mestres contemporâneos a vir debater de público esta questão, e, não
se esconderem atrás das suas competências desconhecidas. Somente
através de atitudes desprovidas das ambições financeiras desenfreadas
conseguiremos melhorar o setor óptico brasileiro.
O saber só
encontra valor quando extrapola os limites do seu possuidor. O saber represado,
evapora como as águas das represas em São Paulo matando as esperanças do saber. Os que precisam aplacar a sede de
conhecimento dependem de chuvas generosas de conhecimentos, brotadas dos céus
intelectuais.
Saudades do amigo e companheiro de jornada do saber nos
seminários de óptica patrocinados pelo Sindióptica de São Paulo. Espero que o
emérito presidente Akira Kido consiga preencher o vazio da função laboral,
pois, certamente, não conseguirá preencher o vazio intelectual deixado pelo saudoso
diretor LUIZ PEREZ.
Em homenagem póstuma a este inesquecível amigo, estou desenvolvendo o
curso MEA – MÉTODO EFICAZ DE ATENDIMENTO - LUIZ PEREZ, para ensinar vendedores a forma
mais eficiente de atender e reter cliente. O curso será GRATUITO, e pode ser
solicitado por qualquer lojista do Brasil.
Entre em contato para maiores detalhes.
Luiz Amorim – Escritor e Palestrante
Autor do livro – O SEGREDO PARA VENDER +
ÓCULOS
luiz.amorimescritor@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário