Autor: Prof. Luiz Amorim
Tenho insistido aqui
neste portal, através dos meus artigos, a importância vital em
treinar vendedores para o atendimento em óticas. Neste último ano,
transitei pelo Brasil proferindo palestras e cursos sobre
atendimento, e, nestas andanças, colecionei algumas pérolas
proferidas pelos vendedores despreparados de algumas óticas, as
quais compartilho agora com meus leitores.
OCULOS NÃO FAZ
MILGARES– A Cliente chegou na ótica e perguntou: - Você pode
arranjar uma armação que me deixe mais bonita e jovial? O vendedor
sem papas na língua, daqueles que falam sem ligar o cérebro disse
em seguida: - Minha senhora óculos não faz milagres, por que a
senhora não procura o bom cirurgião plástico!
Conselho útil aos
vendedores: Óculos podem fazer muito para elevar a autoestima
das pessoas e até melhorar alguns aspectos do envelhecimento. Uma
boa maquiagem orientada pelo desenho dos olhos e dos óculos atenua
rugas e linhas de expressão mais marcantes.
QUEM VENDE ÓCULOS
DEVE USAR ÓCULOS? Uma cliente que provava as armações, cheia
de dúvidas, estranhou o fato de a vendedora falar tão bem dos
óculos ofertados, sem que a mesma fosse usuária dos mesmos. Curiosa
com este fato perguntou para a vendedora: - Minha filha você não
usa óculos, então por que fala tão bem deles? A vendedora toda
confiante fez seu auto-elogio sem pensar nas conseqüências: -
Senhora, graças a Deus nunca precisei deste sacrifício!
Conselho útil aos
vendedores: Todo vendedor de ótica deveria usar óculos, mesmo
àqueles com lentes planas. Os fabricantes deveriam estimular esta
prática fornecendo algumas armações de brindo junto com os
pedidos. Vendedor é o grande modelo a desfilar as tendências dentro
da loja. Conheço muitos casos onde o cliente olhe para o vendedor,
elogia seus óculos e pergunta se não tem alguma armação daquela
para lhe oferecer.
ELEVANDO A
TEMPERATURA DA VENDA - O vendedor não sabia interpretar a
receita e foi colocado diretamente no atendimento para aprender com
os próprios erros. Uma cliente desejando saber sobre detalhes da
receita, perguntou: - O que significa este nº 180º? O vendedor
apressadamente lhe informou: - Este número é a temperatura dentro
do seu olho.
Conselho útil aos
vendedores: Tudo que pode ser ensinado pode ser aprendido, porém
àquilo que não se sabe não deve ser divulgado. A responsabilidade
é do empresário que não ensina, não inspeciona o aprendizado ou
avalia mal seus colaboradores durante o atendimento.
ACREDITE SE QUISER
- A vendedora cheia de falsos argumento técnicos vendeu uma lente
fotossensível ao cliente, porém, após uma semana, este veio
reclamar que a lente não escurecia ao sol. A vendedora o
tranqüilizou informando: Não se preocupe senhor, pois esta lente só
ativa com 30 dias após a venda.
Conselho útil aos
vendedores: Omitir por desinformação é aceitável até certos
limites, porém mentir deslavadamente compromete a saúde das pessoas
e a credibilidade da ótica.
DEUS ME LIVRE DESTAS
ÓTICAS - O empresário precisava inaugurar a ótica, porém não
se preocupara com os vendedores para o atendimento. Indagado por um
colega sobre como pretendia resolver a questão falou: - Eu não to
nem aí para este problema, já falei com algumas empacotadoras e
promotoras de um mercadinho vizinho meu, e elas toparam sair a
qualquer momento. Só depende de mim!
Conselho útil aos
vendedores: Não basta achar pessoas para o atendimento em ótica,
o treinamento específico é fundamental e necessário. Quem começa
um negócio desta forma, vai experimentar em breve a falência.
Quero agradecer aos
amigos diletos Artemir Bezerra, Alex e Luiz Perez por esta
colaboração, afinal eles tem muito mais tempo de campo que eu e
puderam ajudar com este artigo.
Aos amigos leitores que
apreciam estas tragicomédias, peço enviar suas colaborações, pois
pretendo citá-las em meu próximo livro. Talvez elas nos divirtam e
ensinem, apesar de terem causado algum mal aos clientes.
Adorei o artigo! Trabalho em um laboratório ótico há 13 anos e faço o atendimento de informação técnica aos clientes também ouço coisas muito absurdas assim não dá nem para acreditar as vezes até mesmo do dono da ótica!
ResponderExcluir