terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ARMAÇÕES: OBJETOS DE SEDUÇÃO




Autor: Prof. Luiz Amorim

Nas vitrines e nas exposições internas as armações de óculos são verdadeiros objetos de desejo. Observadas e queridas constantemente pelos clientes, elas atraem os apaixonados ao interior da loja e os entrega solenemente aos vendedores para completarem o ciclo da paixão.

começa a decepção amorosa! Alguns vendedores, pouco afeitos às coisas do desejo, não identificam os sinais emitidos pelo cliente apaixonado e lá vai ele, correndo pegar armações, sem ao menos perguntar algo sobre o OBJETO DA SEDUÇÃO. Logo está de volta com montadas delas na mão, uma por cima da outra numa orgia sem critérios. Coloca-as na mesa e aos borbotões inicia o espetáculo deprimente de apresentações.

Certamente existe algum exagero nas citações acima, porém são propositais com intuito de chamar atenção dos poucos que praticam estes atos maléficos. Existe muito profissional competente no mercado, que sabe exercer seu ofício e dignifica a profissão, entretanto, existem outros que só estão ali “passando uma chuva” e não se comprometem com o trabalho em longo prazo. Faz pouco tempo que em visita de avaliação numa loja de grande rede, testemunhei in loco este ato negativo.

Em Salvador-BA, existe uma feira popular denominada São Joaquim, aonde todos os anos no mês de setembro, a população vai se abastecer de quiabos para a festa de São Cosme e São Damião. O produto é vendido na medida de “uma mão” que equivale a uma dúzia. Este gesto é instituído para evitar a perda de tempo com tanto produto. Desculpem meus leitores, mas levar armações de óculos até a posição de trabalho na forma que alguns, fazem mais parecer que estão vendendo quiabo na feira de S. Joaquim.

Poucos vendedores entendem sobre a arte de VENDER VALOR, para com esta atitude inteligente: cativar, reter e concretizar vendas. O cliente sabe diferenciar atendimento convencional prestado pela maioria dos medíocres, e atendimento de VALOR prestado por verdadeiros profissionais. Agora resta saber de que lado o lojista de ótica pretende colocar seus vendedores.

Muitos empresários se queixam das vendas ruins ou do baixo movimento em suas lojas. Mal sabem eles, que esta mazela vem-se construindo ao longo de meses e anos e agora chegou ao limite. Os clientes fazem escolhas criteriosas durante seu processo de valoração do investimento, portanto, não me surpreende que muitos quebrem e poucos sobrevivam nesta onda de baixo serviço.

O número de divórcios e separações está aumentando cada vez mais porque os pares não estão entregando no casamento o que prometeram no namoro e noivado. Da mesma forma muitas vendas estão se perdendo, pois ao se “apaixonarem” na vitrine os clientes perdem o encanto no interior da loja. Os OBJETOS DA SEDUÇÃO tornaram-se “sapos que eram príncipes”.


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