segunda-feira, 25 de março de 2013

A GRANDE DESCOBERTA



No início deste mês fui convidado por Darilson Albuquerque, diretor geral do IOPE - Instituto de Optometria de Pernambuco, e também da FASUP - Faculdade de Saúde de Paulista-PE para ministrar um ciclo de palestras em comemoração aos dez anos de criação deste complexo educacional. 

Já ouvira falar do empreendedorismo do agora amigo Darilson, porém somente a partir deste momento, conheço a luta e a trajetória vitoriosa deste competente optometrista. Além de um excelente anfitrião, ele também se destaca como um mestre e gestor muito comprometido.

Muitos dos seus alunos se destacam nas matérias da grade curricular, entretanto, nas palestras proferidas, por depoimentos dos docentes ficou claro para mim, que muitos destes que são ou se tornarão empresários do setor óptico, precisam de maiores orientações sobre o quesito atendimento em ótica.

Fiquei impressionado com o número de pessoas que me procurou para pedir orientações sobre marketing, atendimento e empreendedorismo no segmento. Senti um vivo interesse deles em inaugurar seu próprio negócio após minhas palestras, afinal, o cenário que lhes apresentei é inteiramente favorável aos negócios ópticos no Brasil.

Mostrei a eles, a ótica sob a visão do novo consumidor de óculos, bem como os números apurados pela Abióptica, em estudo recentemente realizado. Com um faturamento apurado de quase 20bilhões em 2012 e uma projeção de 100% de crescimento até 2017, o setor é um dos mais promissores da economia brasileira.

O Brasil sem óculos” precisa de mais empreendedores com formação técnica e a consciência do dever ético no atendimento aos quase “cegos” cidadãos brasileiros dos rincões mais distantes. As famosas “catarinas” assolam o interior do Brasil levando um alento aos portadores de ametropias, contudo esta atividade se configura um mal necessário, já que ela agride, e ao mesmo tempo afaga as desigualdades no acesso à saúde pública.

Bom mesmo seria que as escolas licenciadas pelo MEC formassem técnicos, mas também ensinasse as noções de gestão e empreendedorismo. Sabemos que muitos deles, por imposição das circunstâncias ou por oportunidade do mercado, deixarão os balcões das óticas como técnicos, para se tornarem donos do próprio nariz.

Como disse Abraham Lincoln: - “Há de se respeitar o homem que luta para fugir da ignorância e da escravidão”. A liberdade é o bem mais precioso que um homem pode almejar, pois somente livre, auxiliará na construção de um país mais igual e democrático.

Fiquei muito feliz em proporcionar àqueles alunos uma visão ampla do setor óptico brasileiro, e ver que eles desejam muito mais que aprender o ofício de técnico em óptica ou da optometria. Eles almejam saber muito mais, afinal, estas podem ser suas formações, mas certamente, conhecer outros mundos abre portas para a liberdade de ação.

Agora tenho a convicção que minha missão de ensinar técnicas de atendimento e gestão em ótica está apenas começando e jamais findará, dada a grande carência de ensino específico sobre a matéria no Brasil.

Ensinar aos que precisam saber mais sobre atendimento em ótica é imperioso e urgente, pois o cliente/paciente do mundo contemporâneo exige muito mais que simples óculos.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.

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