segunda-feira, 25 de março de 2013

NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO


Por que a cegueira do desenvolvimento em óptica só atinge brasileiros? O grupo britânico 3i acaba de comprar as óticas Carol por 108 milhões, e, até o final do ano deve inaugurar mais 200 lojas para se tornar a primeira rede brasileira em faturamento. A meta é chegar em 1bilhão em médio prazo.

Quem acompanha os movimentos da economia global sabe que a Europa caminha para um colapso econômico, e, que os Estados Unidos se recuperam gradualmente do escândalo imobiliário de 2008, causador de grandes aflições no mundo inteiro.

Vamos tratar agora do que nos interessa? As empresas multinacionais invadem nossa economia, compram o que nós temos de melhor, mas, certamente não deixarão qualquer legado quando resolverem bater em retirada levando este capital especulativo. Basta que nossa economia apresente sinais de recrudescimento para que os investidores escapem pela porta dos fundos.

Desde a descoberta do Brasil tem sido assim. O ouro, o pau Brasil, o açúcar, o café, todas as nossas riquezas foram alvo da ambição desenfreada que quase nos levou a falência. Ficaram aqui os escravos, os índios e uma população de brancos e mestiços ignorantes para infestar nossa terra brasilis de ineficiência e ignorância.

Que venham os investidores! Seja bem vindo o capital especulativo! Não pensem que ainda somos o cachorro morto que ninguém desejava chutar. Somos um pais atento aos oportunistas e temos mais discernimento que os nossos antepassados

Desejamos sim, que o capital financeiro se alastre por nossas terras, porém, não para nos explorar como antes. Desejamos que parte deste capital contemplasse a qualificação e o desenvolvimento intelectual dos muitos que servem ao setor óptico brasileiro. Temos carência do saber óptico, mas não desconhecemos nossos direitos.

A população brasileira está envelhecendo, a classe média está mais abonada e o consumidor brasileiro já está entendendo que óculos não é apenas um objeto de uso e sim um acessório de moda. Este conjunto de constatações já foi percebido lá fora, porém a maioria dos brasileiros empresários do setor ainda não se deu conta.

Alertai empresários de óticas. É chegada à hora de investir no seu negócio. Ou vocês se preparam para competir e mesmo serem comprados por altas somas, ou então estarão sendo empurrados para a mediocridade da periferia onde por fim perecerão.

Este movimento da economia não me causa surpresa, afinal desde o princípio dos tempos sabemos que enquanto poucos se reservam o direito a grandes banquetes, a grande maioria se alimenta das migalhas por baixo da mesa.

Há de surgir uma entidade forte que congregue e ajunte os pequenos e médios empresários, para lhes dar garantias de sobre vida. Esta entidade, diferentemente das inúmeras pequeninas que não sobrevivem à vaidade dos seus gestores, deverá ser grande e representativa para cobrir com seu manto os pobres e desavisados do segmento óptico brasileiro.

De minha parte fica o alerta: NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO, portanto esteja atento para crescer e multiplicar, pois somente desta forma terá fôlego para resistir a esta briga de “cachorro grande”.

EXPO –ABIÓPTICA 2013: Confirmada a participação para lançamento da 2ª edição atualizada e revisada do Best seller: O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS .Visite stand no mezanino e adquira seu exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário