quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A ÁGUA CHEIRA MAL QUANDO ESTAGNADA
Se o movimento é o oposto da inércia e o conhecimento o oposto da ignorância, então o que fazem certos empresários ao permitir que seus colaboradores permaneçam nas trevas do saber óptico?
Ao pesquisar sobre a evolução das lentes oftálmicas desde a segunda guerra mundial, vejo que, grande parte dos vendedores de óticas estão na contra mão desta evolução. Esta equação jamais será resolvida se, de um lado os empresários e do outro as entidades que congregam o setor não unirem esforços para qualificar melhor a parte mais sacrificada desta equação “os vendedores de ótica”.
Ultimamente surgiram alguns cursos via internet, os quais se configuram uma iniciativa importante e fundamental para diminuir as distâncias entre a ignorância e o saber óptico. Não poderia eu, julgar o alcance e a eficácia desta iniciativa, caso não visitasse o portal OPTICANET e cumprisse todas as etapas “39 módulos” do programa GRATUITO para formação de consultores ópticos deste conceituado portal. Só para registro, meu aproveitamento foi 75% dos 60% permitidos para obtenção do certificado.
Fiquei impressionado com a disposição do (Sindióptica.SP), na pessoa do dileto amigo Luiz Perez  em colaborar com seu histórico profissional para o conteúdo programático do curso, assim como pela aquisição de um plataforma inteligente adquirida pelo Opticanet para ofertar o curso, inteiramente grátis aos interessados.
O programa abrange todos os aspectos importantes para o aprendizado do aluno, notadamente o domínio de indicações precisas para lentes oftálmicas. Nada foi esquecido, daquilo que julgamos importante aos vendedores saber, no momento do atendimento as receitas de óculos.
O empresário pode, se desejar, desenvolver um programa interno de treinamento para seus colaboradores, e, a cada semana cumprir um módulo. Desta forma, em apenas um ano finalizará curso e receberá os certificados dos colaboradores inscritos. Os módulos estudados podem ser avaliados e discutidos entre si, em seguida, cada inscrito responderá ao questionário do programa. Julgo ser esta, a forma mais recomendada para cumprir as etapas sem cansar ou tornar enfadonho o estudo.
Qual será agora, a desculpa para estas expressões:
·         Não tenho tempo.
·         Não existem cursos na minha cidade.
·         Não tenho dinheiro para pagar um curso.
·         Não vou financiar empregado para ele trabalhar na concorrência.
·         Livro é chato e custa caro.
·         É praticando que se aprende.
·         ETC.

Enquanto a miopia de alguns empresários sobre a qualificação não for corrigida, enquanto o astigmatismo cultural dos vendedores enxergar o horizonte confuso e, as empresas de lentes e armações não estabilizarem suas hipermetropias para ver além dos próprios lucros, o cenário atual não se modificará.
Parabéns ao portal Opticanet e ao Sindióptica.SP por esta iniciativa brilhante. Que este zelo pelo aprendizado sirva de inspiração para que outros protagonistas do setor óptico cumpram também seu papel de cidadania.

Enquanto os vendedores não aprendem, eles não vendem, não ganham e, não conquistam clientes. Seguindo neste diapasão, eles abandonarão o barco para se aventurarem em outras paragens.
“Àquilo que não se gosta de fazer por que não aprendeu fazer, não vale a pena tentar fazer direito” Abraham Maslow
Luiz Amorim – Consultor Comercial



Nenhum comentário:

Postar um comentário