terça-feira, 15 de janeiro de 2013

APELANDO PARA JESUS CRISTO



Autor: Prof. Luiz Amorim

JESUS foi até então, o maior instrutor de todos os tempos, criando de forma natural o único, melhor e mais difundido método de ensino (O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA PALAVRA VIVENCIADA). Não desejo tornar este artigo uma exaltação da palavra bíblica, nem afrontar àqueles que não acreditam na palavra, contudo, se assim concluírem, peço-lhes humildemente o perdão.

Tentarei apelar para o exemplo de JESUS CRISTO, numa tentativa de tornar a relação de trabalho mais saudável e prazerosa para patrões e empregados. Creio que, somente através de uma convivência harmoniosa encontraremos paz e justiça entre os homens.

Ao contratar um empregado, muitos empresários esquecem que a figura humana é repleta de imperfeições, assim como eles próprios. Por desejar que o novo empregado cumpra com sua função, é natural e compreensível que o empresário ao necessitar dos préstimos do empregado lhe ensine o ofício. Exigir que o empregado cumpra o papel desejado sem a devida instrução é esperar “milagres”, e estes, somente a JESUS CRISTO foi permitido.

Ao selecionar seus discípulos, JESUS CRISTO encontrou pessoas humildes, sem conhecimento de causa, porém cheios de esperança. Convocou-os sem maior cerimônia, e estes, deixando seus afazeres o seguiram imediatamente. À partir daquele momento JESUS iniciou os ensinamentos aos discípulos, tornando-os capazes de cumprir cada missão ensinada, e assim, levar a esperança de paz e cura através do evangelho. JESUS ensinava através das parábolas, e isto incentivava aos discípulos raciocinarem para tirar conclusões às vezes óbvias, porém carregadas de puro sentimento cristão.

Muitos erros foram cometidos por alguns dos seus discípulos. Alguns destes erros, apesar da gravidade, foram perdoados por JESUS. Judas o traiu, Pedro negou seu nome por três vezes, e, todos aqueles que foram à razão da sua vinda (os Judeus), se apressaram em eliminá-lo para que não prejudicasse os seus interesses mundanos. Ora! JESUS foi capaz de perdoar, ainda em crucificação quando falou: -“Ó pai perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem”. Fica claro para mim que estas palavras de JESUS tinham o sentido de demonstrar que, o seu povo ainda não estava pronto, e por esta razão cometera tamanha traição.

JESUS, numa demonstração de humildade e compreensão divina, assumiu para si a responsabilidade de não ter tido o tempo ou a condição necessária para ensinar a bem aventurança, portanto, não condenaria os inocentes. JESUS sabia que muito ainda seria necessário para que grandes lições fossem aprendidas, antes que o julgamento pudesse ocorrer.

O evangelho nos mostra que JESUS deixou seu legado através dos discípulos, e estes, através dos seus escritos para que as lições sejam ensinadas e aprendidas, antes que a imperfeição humana se jacte ao direito de julgar.

Os empresários deveriam seguir este exemplo e fazer suas seleções com a sensibilidade necessária para escolher os inexperientes, porém despertar-lhes a humildade e perseverança. Deve lhes ensinar as melhores lições, permitindo assim que eles cumpram seu papel de colaboradores eficientes.

Não deve o empresário esperar que o autoconhecimento ou a própria iniciativa do empregado lhe conduza ao aprendizado necessário. Agindo desta forma o empresário será conivente com a ignorância e o único responsável por prejuízos causados. Em Romanos 12.7 está escrito em referência ao ensino: “Se o dom é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. Esta citação nos ensina que, ao menos o necessário devemos ensinar aos que necessitam do aprendizado para que estes possam realizar seu ofício com eficiência. Pelo menos isto se espera de patrões para com seus empregados.
Possuir uma autoestima elevada é importante, pois muitos têm uma péssima impressão de si mesmo. Esta é a razão de iluminar as mentes com ensino de qualidade sobre o ofício a desempenhar. Somente através do ensino correto é que alcançaremos a plenitude de nossas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário