domingo, 27 de janeiro de 2013

O BRASIL DE ÓCULOS PRECISA DE RESPOSTAS URGENTES







Recentemente recebi um e-mail de leitora dos meus artigos Opticanet, pedindo informações sobre problemas com a sua receita de óculos. Entendo a aflição desta leitora em buscar informações com alguma autoridade no assunto (o que não sou), principalmente por que, raras pessoas versadas no tema, estão presentes na mídia social como eu que, me preocupei em ajudar aos que precisam de informações básicas e úteis.

Em meu livro O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS, existe uma frase cunhada por mim com o seguinte teor: O saber só encontra valor quando extrapola os limites do seu possuidor, saber retido é egoísmo que atrofia o conhecimento.

Busquei uma alternativa para não deixar minha leitora sem resposta, encontrando a lembrança automática de uma das maiores autoridades no assunto, Professor Artemir Bezerra. Imediatamente encaminhei o e-mail da leitora para ele, tendo o mesmo já respondido como prova o conteúdo de sua resposta abaixo, no e-mail enviado para a leitora Andrea e copiado para mim em 18/01/2013.

Naturalmente que o assunto não se esgotou, contudo estaremos atentos para o fato, até que a leitora esteja plenamente satisfeita com a confiança em nós depositada.

E-mail da leitora Andrea para mim, encaminhado ao Profº Artemir Bezerra em 11/01/2013

Caro Luiz,
 
Fiz um óculos com as seguintes medidas: od plano, -1,00 e 75º e oe plano -1,5 e 105º. Porém ao usá-lo não consigo ver nitidamente de perto. Procurei outro profissional este recetou lente multifocais. O problema permance e ao procurar o 3º profissional este disse que eu tinha intolerância a lentes multifocais e que eu que tomassse a decisão de usar assim ou não.
O que posso fazer para resolver está situação?
Grata,
 
E-mail da resposta parcial do Profº Artemir Bezerra para a leitora Andrea

Andrea


Olá Andrea, está em paz? Antes de tudo, perdoe-me a demora em responder o e-mail, professor Luiz Amorim, meu amigo, encaminhou-me seu caso e eu não abri minha caixa nestes dias, por alguns problemas que passei. De qualquer forma, espero que ainda possa contribuir com a solução deste probleminha.

Vamos discorrer sobre o caso que você reportou.

Pra eu falar com maior segurança, preciso de algumas informações a mais, por exemplo: Qual sua idade? A dioptria (grau) que você informou parece estar incompleta, ou seja, falta a adição. Vou lhe mostrar como seria sua receita, veja:


LONGE
ESFÉRICO
CILÍNDRICO
EIXO
OD
0,0
1,0
75°
OE
0,0
1,5
105°
 
A adição é um valor que é adicionado (por isso se chama adição) ao esférico de longe da receita para que você possa enxergar bem para perto. Porém, você informou somente a dioptria (grau) de longe, conforme a receita acima.

Preciso saber qual sua idade, pois, a adição só é prescrita para pessoas, em média, acima de 40 anos de idade.
Quanto a possível intolerância ao multifocal, caso a adição exista, pois, todo multifocal possui adição, existe no mercado uma gama enorme de tipos de multifocais, logo, é possível que você se adapte bem ao multifocal correto pra você. Neste caso, se você permitir, posso te indicar alguns tipos que permitem adaptação mais fácil e com segurança. Mas isso vai depender das informações que já te falei. Me informe sua idade e a adição de sua receita que discorrerei mais sobre o assunto. Outra coisa, sabe dizer quantos milímetros mede sua armação na vertical?

Em tempo, 2013 de muita paz e sucesso.”

É isto que eu busco constantemente nas minhas iniciativas para o desenvolvimento do setor óptico. Entender as pessoas com dificuldades em todos os níveis, colocando-as em contato com as respostas que dificultam o esclarecimento.

Quando todos os atores deste setor concluírem que O BRASIL DE ÓCULOS PRECISA DE RESPOSTAS URGENTES, estaremos mais próximos de alcançar o ideal de convivência solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário