terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ÓTICA KAOLHO E ÓTICA OLHO VIVO, SUCESSO DE CRÍTICA NO BRASIL



Autor: Prof. Luiz Amorim


A palestra VAREJO VIVO EM ÓTICA, apresentada recentemente para MARCHON/DINIZ em Piracicaba.SP, é o maior sucesso de público e crítica pelo Brasil. Numa apresentação descontraída e muito divertida, o Profº Luiz Amorim representa os personagens (vendedores), para despertar os espectadores sobre a realidade do atendimento pelo Brasil.

Na Ótica Kaolho é visto um atendimento desqualificado, cheio de imperfeições, onde fatos reais (absurdos) são demonstrados com ilustrações e muita ironia pelo vendedor de quiabos. No momento seguinte, a Ótica Olho Vivo resgata a dignidade das óticas sérias e dos consultores ópticos comprometidos com a saúde visual dos clientes.
Fruto dos oito anos de pesquisa que resultaram no livro O SEGREDO PARA VENDER + ÓCULOS, a palestra VAREJO VIVO EM ÓTICA, está ajudando muita gente a transformar o ambiente da ótica num celeiro de grandes oportunidades para as vendas. A maior surpresa desta iniciativa pioneira e inédita no Brasil, é constatar que, todas as regiões do nosso pais sofrem com as mazelas do atendimento, causadoras de grandes prejuízos aos empresários do setor.

Esta palestra foi apresentada nos estados de: Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Fortaleza, tendo assistido a mesma, mais de 2.000 pessoas envolvidas com o segmento óptico. O fato mais pitoresco para não dizer (lamentável), é ouvir depoimentos de muitos empresários relatando que os absurdos cometidos pela Ótica Kaolho “é a mais pura realidade”. Como vemos, mesmo os estados mais ricos e poderosos não escapam ao ridículo nível de qualificação a que está submetida a maioria dos vendedores de óticas.

Nesta palestra apresento também, um quadro intitulado MINHA ÓTICA SUA CASA, para demonstrar que o tratamento destinado aos clientes de uma ótica deve ser igual e compatível com àquele que destinamos para as visitas especiais que recebemos em nossa casa. Os clientes que buscam as óticas para atender suas demandas visuais esperam encontrar um ambiente que se pareça com sua casa para que se sintam à vontade e acolhidos. Difícil é encontrar este ambiente, afinal o grau de formação e educação dos vendedores, nem sempre lhes dão condição para saber como receber bem.

Tudo que pode ser ensinado pode ser aprendido, portanto cabe ao empresário saber como selecionar e treinar seus vendedores para receber bem seus clientes na ótica. Embora pareça estranho, a educação dos vendedores pode ser complementada no ambiente de trabalho. Lideranças responsáveis assumem a formação profissional e intelectual dos seus colaboradores, para que eles sirvam de forma elegante e responsável as organizações onde trabalham.

Minha palestra é apenas um registro e um alerta para que se inicie um movimento de transformação no setor ótico brasileiro. Não tenho a ilusão de acabar com os vícios comportamentais tão inseridos na cultura do atendimento nas óticas, contudo, aos poucos, vou disseminando o ensinamento de boas práticas para minorar o sofrimento dos clientes nas óticas. Num futuro qualquer, o nível de qualificação dos vendedores será otimizado para fazermos justiça aos nossos clientes, sustentáculo desta nação chamada Brasil.

Fica então um conselho para o setor ótico brasileiro. Se em 2011 as óticas faturaram 19 bilhões e em 2012 a previsão é 25 bilhões, deduz-se que, estes números foram conseguidos com um atendimento precário e em estado de absoluta negligência, haja vista as constatações acima. Conclui-se, portanto, que se melhoradas as condições de ensino e qualificação da mão de obra em óticas estes números podem crescer exponencialmente.

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